quarta-feira, 4 de abril de 2012

Heath Ledger faria 33 anos nesta quarta-feira

O ator australiano Heath Ledger completaria 33 anos nesta quarta-feira (dia 4). Nascido Heathcliff Andrew Ledger em 4 de abril de 1979, na cidade de Perth, o astro começou sua carreira em produções para a televisão, como o seriado "Sweat" (1996).

GALERIA: VEJA IMAGENS DA CARREIRA DO ATOR HEATH LEDGER

Sua estreia nos EUA aconteceu na série de fantasia "Roar" (1997), em que interpretava um órfão irlandês que combatia o avanço dos romanos no ano 400. O seriado durou apenas uma temporada.

Em 1999 o ator dividiu a tela com Julia Stiles e Joseph Gordon-Levitt na comédia romântica "10 Coisas que Eu Odeio em Você" - e passou a ter seu rosto conhecido.

No ano seguinte, interpretou o filho do personagem de Mel Gibson em "O Patriota" (2000). Apesar da visibilidade do blockbuster, foi com sua pequena participação em "A Última Ceia" (2001) que Ledger finalmente arrancou elogios da crítica.

O ano da consagração de Heath Ledger foi 2005. Após interpretar o famoso galanteador italiano em "Casanova", o contador de histórias Jacob Grimm em "Os Irmãos Grimm" e um designer surfista em "Os Reis de Dogtown", o ator estrelou junto com Jake Gyllenhaal "O Segredo de Brokeback Mountain".

O drama, que mostra a difícil relação homossexual entre dois caubóis, rendeu a Ledger indicações aos principais prêmios internacionais, como o BAFTA, o Globo de Ouro e o Oscar.

Além disso, foi durante a gravação de "Brokeback Mountain" que o ator conheceu Michelle Williams, com quem teve uma filha, Matilda Rose, nascida em outubro de 2005.

Em 2007, Ledger foi um dos intérpretes de Bob Dylan no drama "Não Estou Lá". Em seu segmento do filme, ele recria com a atriz Charlotte Gainsbourg a cena estampada na capa do álbum "The Freewheelin' Bob Dylan", de 1963.

Apesar dos resmungos de alguns fãs, Ledger foi a escolha de Christopher Nolan para o papel do Coringa em "Batman - O Cavaleiro das Trevas" (2008). Sua atuação arrebatadora ofuscou as demais versões de vilões do herói.

Ledger morreu seis meses antes do lançamento do filme, em 22 de janeiro - mas sua interpretação rendeu prêmios póstumos, entre eles o Globo de Ouro e o Oscar de melhor ator coadjuvante.

O último papel do ator no cinema foi em "O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus" (2009). Como Ledger morreu antes de concluir o trabalho, o diretor Terry Gilliam teve a ajuda de Johnny Depp, Colin Farrell e Jude Law para completar o papel de Ledger.

Fonte: Último Segundo