quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Foto de Heath Ledger por Martin Schoeller

Close de Heath Ledger feito por Martin Schoeller

Martin Schoeller é um fotógrafo profissional nascido na Alemanha, em 1968, que decidiu se mudar para Nova York, em 1993, para se tornar assistente da grande fotógrafa da revista Rolling Stone, Annie Leibovitz, por três anos, quando decidiu seguir como freelancer.

Estudante de fotografia na Lette Verein, em Berlim, não foi à toa que o artista se tornou um dos maiores de sua área em todo o mundo.

Martin se destaca dos demais por seu diferencial de não diferenciar ninguém. Suas imagens mostram pessoas famosas ou desconhecidas sempre da mesma forma: sem glamour e com quase nada de maquiagem.

Seus trabalhos mais conhecidos são os seus retratos com iluminação similar, pano de fundo e com pouco brilho. Suas fotos já foram publicadas em revistas como The New Yorker, Outside, Entertainment Weekly, Rolling Stone, GQ, Esquire, Vogue, entre outras.

Um livro de seus retratos foi publicado pela teNeues, (uma das principais editoras na área de fotografia) em 2005: Close UP – Retratos 1998/2005. Outra, Bodybuilders Feminino, foi publicado pela Pond Press, em 2008.

Inspirado em fotógrafos como August Sander, Bernd Becher e Hilla Becher, Schoeller abusa da técnica do close-up em suas fotos, que consiste em capturar imagens incomuns, belas e surpreendentes.< Para entender melhor o excelente trabalho deste fotógrafo, Virgula Famosos selecionou um álbum completo com retratos já feitos por ele com personalidades como Barack Obama, o casal Pitt-Jolie, Paris Hilton, Heath Ledger, Justin Timberlake, Mark Zuckerberg, entre outros.

Fonte: Virgula