sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Dr. Parnassus vai ser exibido em Minas

Café Cinematográfico exibe O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus, com último papel de Heath Ledger

Comemorando o aniversário de dois anos do projeto Café Cinematográfico, os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) prometem uma tarde regada a guloseimas, cinema e bate-papo no próximo sábado (30/10). O filme da vez é O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus, que será exibido gratuitamente a partir das 13h, no Auditório Senhor José Vicente Justino, no campus de Coronel Fabriciano. Os interessados em participar deverão levar lanches que serão compartilhados em um café comunitário.

Quando o ator Heath Ledger faleceu, em janeiro de 2008, ele estava no meio das gravações de O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus, no qual interpretava Tony, um dos personagens principais do filme. Para qualquer diretor na mesma situação, isto seria motivo para cancelar a produção, mas não para Terry Gilliam. O cineasta, com a ajuda dos atores Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrel (que assumiram o papel de Ledger), deu continuidade ao filme, fazendo do mesmo uma obra com direção de arte, fotografia, figurino, efeitos visuais e sonoros impecáveis.

"A despeito da qualidade do filme, o modo como os atores dão continuidade ao personagem de Ledger é o grande charme do longa. Depp, Law e Farrel surgem dentro do tal mundo imaginário do Dr. Parnassus, onde se pode ser quem quiser. E é justamente a mudança de rosto do personagem o que torna a história ainda mais interessante, demonstrando a criatividade do diretor e sua equipe na resolução de um problema que poderia ter arruinado a produção", destaca Rodrigo Cristiano Alves, professor responsável pelo evento.

Sinopse
O Dr. Parnassus (Christopher Plummer) tem o dom de inspirar a imaginação das pessoas. Dono de uma companhia de teatro itinerante, ele conta com a ajuda de seu assistente Percy (Verne Troyer) e do mágico Anton (Andrew Garfield) para oferecer ao público a chance de transcender a realidade e entrar em um universo sem limites, o qual pode ser alcançado ao atravessar um espelho mágico.

Tony (Heath Ledger) foi encontrado pela trupe dependurado em uma ponte, à beira da morte. Após ser salvo, ele passa a integrar a equipe, como forma de escapar de seu passado. Em uma tentativa de modernizar o show, ele termina por conhecer o novo mundo oferecido por Parnassus e passa por diversas transformações no decorrer de sua viagem. Entretanto, a mágica do espelho tem um preço, que está perto de ser cobrado pelo diabo ao Dr. Parnassus: sua preciosa filha Valentina (Lily Cole).

"O mundo imaginário do Dr. Parnassus, na verdade, diz muito sobre os pecados que cometemos, os erros que não assumimos, as histórias que deixamos de viver, o capitalismo que nos consome e os sonhos que se perdem pelo meio do caminho. Além de ser um grande filme, a obra é uma bela homenagem ao ator que perdemos tão precocemente, Heath Ledger", completa o professor Rodrigo.

O ator
Heathcliff "Heath" Andrew Ledger era australiano. Atuou inicialmente em filmes e na televisão de seu país natal. Em 1998, mudou-se para os Estados Unidos, onde prosseguiu com a carreira, atuando em produções como 10 Things I Hate About You (1999), The Patriot (2000), Monster's Ball (2001), Brokeback Mountain (2005) e The Dark Knight (2008), filme pelo qual recebeu o Oscar póstumo de melhor ator coadjuvante.

No dia 22 de janeiro de 2008, seu corpo foi encontrado em seu apartamento, sendo a causa da morte prematura divulgada apenas cerca de duas semanas depois, quando o serviço de medicina legal de Nova Iorque concluiu que havia ocorrido uma "intoxicação acidental por remédios prescritos". Ledger faleceu aos 28 anos de idade.

Serviço
Café Cinematográfico
- Exibição do filme O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus
30/10 (sábado) - 13h
Local: Auditório Senhor José Vicente Justino, Campus Coronel Fabriciano - Av. Tancredo Neves, 3500, B. Universitário, 35170-056 - (31) 3846-5500

Aberto ao público, com entrada franca
Os interessados em participar deverão levar lanches que serão compartilhados em um café comunitário.

Fonte: Unileste MG

__________________________________________________________

Pra quem quiser saber todos os locais que o filme está sendo exibido, é só clicar AQUI.

Participe da Comunidade Oficial do Filme no Orkut