domingo, 20 de setembro de 2009

Dr. Parnassus na Mostra de Cinema de São Paulo

Michael Haneke, Ang Lee, Ken Loach, Terry Gilliam, Amos Gitai, Wes Anderson e Alain Resnais. Esses são alguns dos grandes cineastas que terão filmes exibidos na 33ª Mostra de Cinema de São Paulo, que acontece de 23 de outubro a 5 de novembro na capital paulista.

O filme escolhido para abrir o festival, um dos mais tradicionais eventos de cinema do Brasil, é "À Procura de Eric", do britânico Ken Loach, um dos destaques do Festival de Cannes deste ano. O longa vencedor do festival francês, "A Fita Branca", de Michael Haneke, também está na programação da Mostra.

Outros destaques são "Aconteceu em Woodstock", de diretor Ang Lee; "Les Herbes Folles", do veterano francês Alain Resnais; "O Imaginário do Doutor Parnassus", dirigido por Terry Gilliam e estrelado por Heath Ledger; "Carmel", do israelense Amos Gittai; e "O Fantástico Senhor Raposo", primeira animação do cineasta Wes Anderson.

Haverá ainda retrospectivas dedicadas ao diretor grego Theo Angeopoulos e ao cineasta e produtor italiano Gian Vittorio Baldi, um panorama do cinema sueco com obras de Jan Troell e Hasse Ekman e uma homenagem à atriz francesa Fanny Ardant.

O tradicional cartaz da Mostra, que nas últimas edições vinha sendo produzido por cineastas, este ano será produzido pela dupla de grafiteiros Os Gêmeos, formada pelos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo.