sábado, 25 de julho de 2009

Terry Gilliam e Verne Troyer falam de 'Doctor Parnassus' na Comic Con

Hoje (24/07) teve o painel de Avatar e seu criador James Cameron, mas a sala H ficou de pé mesmo foi no painel seguinte, para aplaudir outro cineasta genial: Terry Gilliam, um dos malucos que formou o Monty Python e dirigiu filmes como Brazil, Os 12 Macacos, Medo e Delírio em Las Vegas e Os Irmãos Grimm. Seu longa mais recente é The Imaginarium of Doctor Parnassus, que vai ficar para sempre conhecido como "o último filme do Heath Ledger" e para falar sobre ele, Gilliam veio a San Diego pela primeira vez e trouxe a tira-colo um dos seus atores: Verne Troyer, o Mini-Me de Austin Powers.

Para começar a apresentação, foi mostrado um vídeo que resumia a carreira de Gilliam até Parnassus. Seguia então um clipe com várias cenas do filme. Bem humorado, Gilliam subiu e assumiu o controle do microfone com piadas.

"Todo mundo quer ver Heath Ledger, mas ele não é o personagem principal. Mas se não fosse ele, o filme não seria possível. Ele estava no meio da filmagem do Batman quando mostrei o roteiro e, lá no meio, tinha um cara chamado Tony, que foi batizado em homenagem a Tony Blair, um dos melhores Primeiro-Ministros da Inglaterra, que trabalhou com um cara chamado Bush e levou o país a uma das mais idiotas guerras", disparou.

E antes de mostrar três cenas do filme, Gilliam deixou bem claro: "Geralmente, as pessoas colocam nos trailers e nas apresentações as melhores cenas. Daí, quando você vai ao cinema, acaba não tendo graça. Então, vou mostrar aqui só cenas chatas."

Clipe 1. Dr. Parnassus (Christopher Plummer) aparece falando com Valentina (Lily Cole), sua filha prestes a completar 16 anos. Entra então um flashback que mostra os dias em que ele era um monge e recebeu a visita do Diabo (Tom Waits) em carne e osso. A cena tem um lindo plano sequência sobre o templo, que mostra o que deve ser um dos mais belos visuais construídos por Gilliam. E isso é um elogio e tanto, visto o seu histórico.

Clipe 2. Tony (Heath Ledger) aparece em um mercado de Londres nos dias de hoje se apresentando para um bando de peruas, com sacolas de marcas caras como Prada, e pergunta para uma delas "Você consegue me dizer quanto valem os seus sonhos?"

Clipe 3. Valentina aparece em um dos mundos mágicos que ficam dentro do espelho seduzindo um bêbado, que corre atrás dela até apanhar e cair de cara na lama... e esse é apenas o início dos seus problemas.

Na seção de perguntas e respostas que veio depois, entre muitos elogios, Gilliam falou algumas poucas coisas que valem a pena repetir. São elas:

* As inspirações para meu o trabalho vêm de pinturas, livros, música e não filmes, como muita gente imaginaria;

* Don Quixote está nas minhas mãos de novo. Compramos os direitos, olhei de novo o roteiro e vi que ele não era perfeito. Reescrevi umas coisas e agora estamos procurando por atores e dinheiro;

* Sempre que fico sem ideias vou para a National Gallery de Londres e roubo ideias artistas mortos... porque aprendi que eles não podem me processar.

Para terminar, Gilliam mostrou um trailer montado com exclusividade para a Comic-Con, que resume bem a história do filme: para tornar-se imortal, Dr. Parnassus faz um pacto com o Diabo e quando a sua filha está prestes a completar 16 anos, o Coisa-ruim vem pegar o que lhe pertence: a jovem moça.