quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Se Heath Ledger ganhar o Oscar, estatueta vai para sua filha, Matilda

Mas a menina, de 3 anos, só poderá ficar com o prêmio ao completar 18

Se Heath Ledger receber mesmo o Oscar de melhor ator coadjuvante no próximo domingo, 22, como muitos apostam, a estatueta vai para sua filha, Matilda.

Matilda é fruto da união do ator com Michelle Williams, e está com 3 anos de idade.

Mas a garota só poderá tomar posse da eventual estatueta do pai ao completar 18 anos e, antes, terá que assinar um contrato.

A academia que promove o Oscar afirmou que a indicação póstuma de Ledger, por sua atuação como o Coringa em "Batman - Cavaleiro das Trevas", e a pouca idade de sua filha fizeram tudo ficar mais complicado.

"Há duas questões que precisam ser respondidas", afirmou Bruce Davis, diretor-executivo da Academia, em entrevista publicada na revista "Us Magazine". "Primeiro, temos que decidir quem poderá aceitar o prêmio por ele na noite do Oscar. E há a questão de quem ficará com a estatueta", diz.

Normalmente, um prêmio póstumo vai para o cônjuge, mas como Ledger e Michelle nunca foram oficialmente casados, quem deveria receber é o filho mais velho do premiado - no caso, a pequena Matilda.

Como ela é muito nova para assinar o contrato dos ganhadores - que diz que a estatueta não pode ser posta à venda sem antes ser oferecida de volta à academia - Michelle Williams seria a guardiã legal do Oscar pelos próximos 15 anos, até Matilda atingir a maioridade.

A pessoa que vai aceitar o prêmio caso Ledger seja escolhido melhor ator coadjuvante está sendo mantida sob sigilo pela academia.

Hugh Jackman diz que torce por Heath no Oscar

Apresentador da cerimônia deste ano de entrega das estatuetas do Oscar, o ator Hugh Jackman (Austrália) revelou sua preferência entre os candidatos. Assim como ele, também foi ator e conterrâneo.

Jackman afirmou que Heath Ledger, indicado a Ator Coadjuvante por seu retrato do Coringa em Batman - O Cavaleiro das Trevas, merece vencer. "Seria adequado e eu acho que ele merece".

Desde o início do ano, o ator venceu o Globo de Ouro de Ator Coadjuvante, além do prêmio do sindicato da categoria, o Screen Actors Guild Award, e do prêmio da Sociedade de Críticos de Cinema Online dos EUA. O trabalho de Ledger ganhou até elogios do turrão Mel Gibson (Apocalypto).